1 de abr. de 2008

Motoristas de ônibus - Ame-nos ou Engule-nos

Ou tenha no mínimo EDUCAÇÃO!...
Voltando de um pedal pela Hélio Peregrino, ao cruzar a Jucelino Kubitchek a minha velocidade era senão maior ou igual a de um ônibus que por diversão ou sei-lá o que começou um "racha" comigo, ele passava e parava no ponto, daí era a deixa, praticando a técnica de Policiamento da Traseira, eu passava e ele vinha, ficamos nesse imbróglio até chegar numa caçamba a qual o 'homicida' não desviou, tive que brecar a bike imediatamente com risco de bater na caçamba.
Bike nas ruas É LEI!

Varei três faróis amarelos e cheguei nele na Avenida Cidade Jardim ele ainda esboçou uma reação de indignação comigo (pura falta de conhecimento, vulgo "ignorância").
Justo comigo! Eu, que acabara de ser ameaçado de morte? O animal não tem respeito pela vida e acreditam que sua armadura de matar é a que tem a preferência.

Tomou um tapa no espelho retrovisor, só queria assustar de leve mesmo mas errei na força e o vidro estilhaçou. Confesso que me exaltei e não aconselho ninguém esse tipo de atitude, me policio para não fazer mais isso, mas acredito que o cara respeitará mais os Pedalantes à partir desse episódio.

Quando escrevo ou blogo me exponho, escrevo episódios como num caso desse, espero não ser julgado.

Segue o link para reclamações na prefeitura sobre motoristas de ônibus imprudentes:

http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

Para fazer uma reclamação sobre um motorista de ônibus é simples e rápido, basta acessar o site abaixo com a placa do veículo ou o prefixo, data, hora e local da ocorrência.

No assunto escolha: Transporte publico / Conduta de Trabalho

Lembrem-se de manter o respeito na hora de escrever a reclamação, eu costumo descrever a manobra salientando que "corri risco de vida", citar o código de trânsito no artigo que dá preferência ao ciclista sobre os demais veículos e solicitar que o motorista seja orientado com relação ao CTB. A reclamação gera um número e algum tempo depois ela é respondida.

Eu acredito que o motorista seja advertido sim. Se todos começarem a fazer isso acredito que os motoristas passem a nos respeitar mais.

Cadência X Potência

Entender a Cadência x Potência da pedalada é utilíssimo ao Pedalante, se ele é condicionado por intensos passeios, viagens ou treinos, procura aperfeiçoar ainda mais a sua técnica, se não, em muitos casos não treina o suficiente para realizar suas aventuras. Aí, então, utilizar a técnica correta é um trunfo importante.

Talvez você já tenha encontrado com algum Pedalante que gira com grande carga e, mesmo assim, utiliza uma "relação pesada" e cadência baixa, consumindo preciosa energia que lhe fará falta mais tarde. Quantas são as viagens e passeios nos quais encontraremos trechos longos, onde é possível aplicar uma cadência mais alta de pedalada para economizar reserva energética e ganhar rendimento? E o que dizer das longas subidas e falsos planos, onde uma boa técnica preservará as articulações e nos livrará de indesejáveis dores.

Perceba que a velocidade é alcançada imprimindo certa força ao pedal, depois do "embalo" a carga diminui, é hora de reduzir "endurecer" as marchas para aumentar a velocidade e progredir. Quando está numa marcha pesada e perdendo velocidade é hora de reduzir "amolecer", girar um pouco nessa cadência, o músculo "respira" e daí você "endurece" de novo.
Teoricamente uma cadência maior traz maior longevidade do glicogênio dos músculos guardando assim uma reserva importante nas longas distâncias.

E como saber qual a cadência ideal para cada um?

Na prática é só comprar um velocímetro "relojinho" que marque cadência e comparar "percebendo" à quantas anda o seu giro, mas se não tiver o marcador de cadência, "perceba", compare-se com os outros à partir da sua sensação de força muscular. Alguns Pedalantes tem seus músculos e fibras propícias para a explosão, quase um exercício anaeróbio, outros adaptam-se melhor à maior cadência aeróbia total.

Lembre-se que essa história de cadência não pode influenciar na sua velocidade à frente.

Tenha certeza que quem aplica os princípios corretos vai mais longe, chegará mais inteiro e curtirá mais a pedalada.

Não precisamos ser atletas de ponta, mas podemos aplicar as maravilhosas leis da física a nosso favor.