1 de abr. de 2008

Cadência X Potência

Entender a Cadência x Potência da pedalada é utilíssimo ao Pedalante, se ele é condicionado por intensos passeios, viagens ou treinos, procura aperfeiçoar ainda mais a sua técnica, se não, em muitos casos não treina o suficiente para realizar suas aventuras. Aí, então, utilizar a técnica correta é um trunfo importante.

Talvez você já tenha encontrado com algum Pedalante que gira com grande carga e, mesmo assim, utiliza uma "relação pesada" e cadência baixa, consumindo preciosa energia que lhe fará falta mais tarde. Quantas são as viagens e passeios nos quais encontraremos trechos longos, onde é possível aplicar uma cadência mais alta de pedalada para economizar reserva energética e ganhar rendimento? E o que dizer das longas subidas e falsos planos, onde uma boa técnica preservará as articulações e nos livrará de indesejáveis dores.

Perceba que a velocidade é alcançada imprimindo certa força ao pedal, depois do "embalo" a carga diminui, é hora de reduzir "endurecer" as marchas para aumentar a velocidade e progredir. Quando está numa marcha pesada e perdendo velocidade é hora de reduzir "amolecer", girar um pouco nessa cadência, o músculo "respira" e daí você "endurece" de novo.
Teoricamente uma cadência maior traz maior longevidade do glicogênio dos músculos guardando assim uma reserva importante nas longas distâncias.

E como saber qual a cadência ideal para cada um?

Na prática é só comprar um velocímetro "relojinho" que marque cadência e comparar "percebendo" à quantas anda o seu giro, mas se não tiver o marcador de cadência, "perceba", compare-se com os outros à partir da sua sensação de força muscular. Alguns Pedalantes tem seus músculos e fibras propícias para a explosão, quase um exercício anaeróbio, outros adaptam-se melhor à maior cadência aeróbia total.

Lembre-se que essa história de cadência não pode influenciar na sua velocidade à frente.

Tenha certeza que quem aplica os princípios corretos vai mais longe, chegará mais inteiro e curtirá mais a pedalada.

Não precisamos ser atletas de ponta, mas podemos aplicar as maravilhosas leis da física a nosso favor.

Nenhum comentário: