10 de fev. de 2008

Iluminação noturna

Vou falar de Iluminação noturna na Bike, não quero "apavorar" mas o cara que pedala à noite e não usa nenhum tipo de iluminação, está querendo virar estatística, se acontece algo depois nem reclamar pode, pelo fato de não ser visto mesmo, reflexos, sombras, pontos mortos dos veículos e pessoas arrogantes contribuem para um esbarrão, utilizando uma lanterna traseira qualquer que seja, estará literalmente "botando" respeito e dizendo que não é qualquer um, mas sim um cidadão/ciclista que pratica o esporte e sabe de seus direitos e deveres, os quais estarei escrevendo insistentemente aqui no Blog.
Tive a idéia desta pauta porque no pedal de hoje um companheiro estava sem iluminação, a Bike trás um despojo, malaca, malandra, mas não insegura.
A moçada que utiliza a bike para passeios curtos daqui até a pracinha, ou para a casa de um amigo e volta pelo laderão ou pelo retão, não precisa acender sempre, mas tenha ela presa na bike acenda assim que necessário. Existe a máxima: "só vou na calçada...", duvido!
Eu uma época achei na 25 um tipo de pisca-pisca que eu punha no capacete do lado esquerdo traseiro, era do tamanho da ponta do dedo, mais a luz principal traseira para o canote do banco (o mais alto possível) acho o suficiente para um pedal visível.
Hoje vi de novo uma bike com luz traseira na altura do eixo traseiro, também não acho útil, a não ser que seja de apoio a uma iluminação correta que deve estar na altura das lanternas dos carros, pois assim a visão do motorista já está preparada para localizar luzes naquela altura que dá um range de 50cm a 1m de altura, tem gente do pedal responsável que também põe no capacete e ainda uma lanterna virada para trás, corretíssimo, somos a parte fraca da situação e saindo dessa teoria toda quanto melhor a iluminação traseira mais seguro você estará. Um amigo o Germán usa de xinfra na sua ‘city bike’, néons que piscam com o girar das rodas presos pelo bico ficam girando e piscando pela cidade noturna é BIZARRO! Mas é luz! O que não pode é por deslecho, esquecer as pilhas, lembrar mas desencanar e ir sem luz, aí não em galera.
Nosso lema é ERRO “0”!
Valeu

Nenhum comentário: