19 de fev. de 2008

Pedal na chuva

Se você estiver pedalando e derrepente é assolado por uma chuva torrencial, a melhor solução é parar imediatamente em um local abrigado, cuidado se houver raios, pois as árvores são para-raios naturais. Chuvas fortes diminuem rapidamente, e quando ela diminuir é a hora de voltar ao pedal.
Eu aconselho tomar o rumo da volta para casa ou para o destino direto e sem paradas, isso pode fazê-lo perder um tempo precioso no retorno, pois a chuva pode voltar e os perigos estão eminentes.
Se a chuva for fraca, é preciso redobrar a atenção, pois o chão fica com a poeira do dia-a-dia úmida, trazendo o perigo de escorregar.
A vantagem de ter consigo uma capa própria para bike, faz a diferença nesse retorno ou para a continuação do caminho, ela mantém o corpo aquecido, pois o vento no corpo molhado dá uma sensação térmica mais baixa ainda. Essas capas tem uma abertura embaixo das axilas que permitem que o corpo 'respire', agora molhar vai de qualquer jeito.
Outro fator de atenção é para a roda da frente que pulveriza para cima o spray, fazendo-o literalmente comer a água do chão, existem uns para-barros que vão na parte do quadro abaixo da garrafinha que também o protege desse spray, senão diminua a velocidade.
Na verdade tudo isso é para se a chuva te pegar no caminho, ou se você estiver em uma ciclo-viagem e tem que ir para frente, porque com chuva não é prudente pedalar.
Valeu

Nenhum comentário: