25 de set. de 2008

Disposição

Vamos falar sobre a DISPOSIÇÃO.


A DISPOSIÇÃO é um fantasma que assombra muitos dos que iniciam no esporte, e que hoje são proprietários verdadeiros móveis no meio da sala, bike cujo proprietário escolheu, descobriu várias peças e marcas, correu no mínimo duas lojas para fazer os cheques e pronto! Está lá jogada numa garagem ‘mofando’.

Para pedalar no domingo não é fácil perder a balada do sábado, nem ir dormir às 8hs, alem disso às 5:00hs está nublado e quase chovendo... Nos pedais noturnos, são cinco e meia/seis da tarde, o frio de meio-inverno, não choveu e nem vai, é hora de decidir! Bóra! Não tem jeito, melhor assumir logo o pedal.

O ‘pedalar’ é um exercício que depende muito da sua DISPOSIÇÃO. Se você não estiver ‘pilhado’ vai ficar difícil conseguir superar todos os obstáculos psicológicos que o impedem de sair com a cara e a coragem no meio dos bólidos apressados. Não é como botar um tênis e sair perto do bairro para correr ou caminhar, pedalar é mais que isso (não desmerecendo os praticantes de corridas e caminhadas), existe entre o ‘pedalar’ e a ‘vontade de pedalar’ a nossa grande amiga Bike, equipamento mecânico sujeito ao desgaste e quebras, assim cuide dela com manutenções periódicas, lubrificações e lavagens se precisar.

Quando começamos pedalar ou buscamos um ritmo de passeios semanais, mensais na pior das hipóteses é que vem o problema, pois a pouca DISPOSIÇÃO acaba por completo quando um(a) amigo(a) convida para sair, daí já viu o pedal do mês foi pro brejo, mais um mês pra bike ser usada. Lembre-se dos nadadores, que acordam o ano todo às 5:00 e treinam em piscinas frias. Brrrrr.

É uma luta mesmo, em todos os esportes existe essa resistência do corpo. Depende realmente da nossa cabeça.

Considerando um pedal por semana vão aqui algumas dicas para evitar a preguiça:

1- Lembre-se do último pedal: vivencie os momentos de pedais passados, as amizades, as risadas, etc.;
2- Informe-se sobre bike: entre em sites, blogs, listas, viva a Bike;
3- Na academia você gastaria muito mais: comprar uma luva nova, consertar o capacete, fazer uma gambiarra na luzinha, tudo isso ANIMA e foca;
4- Negue qualquer convite para o dia da semana do pedal (dica importantíssima);
5- Para quem pedala a noite: ao entardecer o corpo reduz o ritmo do metabolismo nas atividades, até mesmo as cerebrais. O ideal é fazer um lanche, esperar chegar as 20:00hs, daí o ânimo volta e a preguiça vai embora, é essa hora de sair, preste atenção nisso.
6- O corpo é preguiçoso: o comprometimento faz com que o corpo reaja a gripes e resfriados à toa, além de você ficar mais resistente, ele percebe que não pode parar. Ordene isso à ele!
7- Se você acorda cedo: antes das 5:00hs, o ideal é pedalar até no máximo 16 horas que acordou, daí então só pedale até as 21:00hs, não exceda esse limite nem qualquer outro em detrimento da segurança.
8- Pedale em grupo: é mais seguro e o fato de ir para a saída com algum grupo já te dá maior ÂNIMO para o pedal.
9- Trabalhe um pouco menos, desvencilhe-se do computador, são de duas a quatro horas o tempo para si, para a sua saúde.
10- É impressionante como esquenta pedalar, pode sair com pouca blusa que rapidinho você estará querendo tirar tudo.

De resto é só curtir esse mundo que é o Pedal!
Alemão

Nenhum comentário: