29 de set. de 2008

Subindo Guias

A GUIA
Bike não é um carro nem uma moto, é sabido que a Bike desmontada iguala-se ao pedestre em direitos e deveres, sendo assim é o ‘veículo’ que mais se assemelha ao nosso andar a pé. Os caminhos, passagens e passeios por praças e até as polêmicas calçadas, são passíveis de uma subidinha daí, não podemos nos limitar a simplesmente pedalar nas ruas e esquecer de melhorar nossa técnica e tirar proveito que ela pode nos trazer.
O objetivo desse texto é colocar para as pessoas que já pedalam, a mulherada experiente ou não, a mulecada e todos que queiram aprimorar com segurança a dirigibilidade do bólido duplo-rodante de propulsão à feijão denominado Bike.
Vou falar da importância de subir a frente da Bike.

EMPINAR E SABER LEVANTAR A FRENTE É UMA DEFESA
O “grau” = empinar. Que para muitos é um tipo de exibição, dizem que beira o ridículo e coisa e tal, pasmem! Por trás dessa pecha existe talvez a salvação de uma possível queda ou pancada na dianteira que leve o(a) caboclo(a) e até o profissional beijar o chão.
Saiba que a traseira pode bater, a frente não!
A importância da puxada é para aliviar o peso da frente quando o obstáculo é eminente, quero dizer, sem tempo de desviar numa situação inesperada e com o peso do corpo todo nos braços e no guidão. O domínio da técnica nesse momento é importante, pois junto com o cansaço e nos últimos quilômetros do passeio ou trilha, você pegar um buraco de jeito, pode ser fatal. Essa técnica bem treinada, ajuda você a escapar desse imprevisto.
A minha intimidade com essa estripolia foi dos 12 aos 15-16 anos, eu ficava horas na marquise do Ibirapuera nos rolês dominicais tentando bater meus fracos recordes de pedaladas empinando, vi logo que não era minha praia, até mesmo pela minha estatura eu não me iludia.
A Bike era uma Crescent 10 – Monark, uma speedeira da época, com guidão de Ceci que já era uma ‘busca’ ao MTB. Eu prestava atenção nos detalhes, ficava tentando entender como faziam, zanzando pela marquise, todas as opções eram exaustivamente executadas, aprimorei as técnicas e percepções, onde tentativas e erros eram as formas e a ‘informação’ que dispúnhamos na época, internet, revistas, TV, amigos não rolavam...

A BIKE
A primeira atenção dada ao iniciar nessa técnica é quanto ao pneu da frente, se der tudo certo a roda pode ficar íntegra, se não, diminua o tamanho da guia indicada. Tudo em prol do avanço técnico.
Tire um dia para fazer esse treino, a Bike deve estar com a calibagem dos pneus um pouco a mais do que é usado comumente por você, 5 lbs a mais já bastam.
Escolha uma guia não tão alta nem tão baixa, 6 a 12cm e se a borda for arredondada, melhor.

Teoria
Imagine que o ‘tempo da puxada do guidão’ deve ser exatamente no momento em que a roda for encostar-se à calçada, mas como entender esse tempo?
Técnica
Vá com a Bike perpendicular (90°) em direção a guia, segure firme no guidão, e numa velocidade não superior à 2km/h (bem lento), bata de frente! Sim bata de frente na guia, não tem problema se você lembrar que sua velocidade não pode ser muita, é bem devagar mesmo. Repita uma vez, duas se tudo estiver indo bem. Repita mais uma um pouco mais forte.
Agora você já pode tentar acertar o momento da puxada, ainda não precisa acertar! Repita o passo anterior, só que no momento da batida, puxe o guidão! Perceba se bateu antes, dando uma bela cassetada na roda, ou se foi atrasado, kikando antes na guia. Entenda o que passou com a frente da Bike antes e depois da puxada.

SUBINDO A RODA DE TRÁS

Teoria
Depois da puxada a roda da frente está encima da guia, resta subir a roda de trás que é um movimento natural, com o próprio embalo da puxada, porém pode ser fatal para a roda traseira que sofre o impacto do peso do corpo todo.
A ‘manha’ é o jogo de corpo.
O peso do corpo para muitos é mais de 60% do peso da Bike, sendo assim imagine a influência que ele causa na Bike.
Técnica
Primeiramente precisa ter firmeza em ficar de pé na Bike, pois assim ocorre uma transferência de peso do selim, para o pedivela e o guidão, já que é para frente que você vai aliviar o peso da traseira. Uma forma de treino é em subidas pedalar de pé, jogando o corpo para frente e para trás, até que sinta essa transferência. Para trás é mais perceptível o alívio do peso, pois você estará puxando o guidão, para frente já existe o peso do corpo dificultando. Treine esse movimento.
No exato momento da subida da roda de trás na guia você deve executar o passo anterior com uma ênfase: apoiar e deslocar o peso do corpo encima do guidão empurrando os pedais para trás e praticamente ‘pulando’ sobre os pedais.

TUTORIAL
1- Descobrir o ponto exato da puxada;
2- Puxar o guidão, flexionar os cotovelos e jogar o corpo para frente após a subida;
3- Em ato contínuo, apoiar o peso do corpo no guidão e ‘pular’ para frente.

DICAS
1- O momento da puxada geralmente é depois do que se imagina;
2- Após a puxada com a impulsão do corpo para trás, flexione os cotovelos e jogue o corpo para a ‘frente’, parece que é para trás não? Na verdade é para frente mesmo, puxe, dobre os braços e jogue o corpo para frente, assim você já está aliviando a recepção, flexione os braços e aproxime o peito ao guidão;
3- Outro ponto de ajuda é o toque no pedal que consiste em posicionar o pedivela com seu pé diretor (pé que dá a primeira pedalada ao iniciar o deslocamento), por hábito este pé tem mais força, ele deve ficar na posição de potência que é dos 40 aos 60°. No asfalto e em linha reta, posicione o pedal e force uma vez só, retornando o pedal para trás e forçando de novo, repita várias vezes. Force e volte, force e volte, force e volte;
4- Ficar de pé para subir a roda de trás é importante;
5- Bata a roda da Bike várias e várias vezes, insista nesse passo, ele é quem vai regular a sua percepção e o ‘tempo’ mencionado acima;
6- Se ficar com dó da sua Bike, alugue uma no parque para a prática e ainda ganhe um passeio.

3 comentários:

Chiko Sampa disse...

Show Alemão!

Texto muito legal de ler!

Abx

Chiko

Rodolpho Arruda disse...

Cadê o vídeo para ilustrar??

Muito bom o artigo. Parabéns Alemão!

Abs

Anônimo disse...

ae lemons,

concordo, cade o video com liguinha de fora e cara de concentrado batendo a roda a 2km/h??? rsrssrsr
Show de bola o tutorial! Eh uma manobra fundamental q ajuda a evitar muito tombo simplismente tirando a roda daquele buraco, galho, pedra, obstaculo q for que tire a sua roda da frente e que faria q vc fosse ao chao direto.

abs
German