8 de set. de 2008

Policiamento da Atenção

Já com o tópico Policiamento da Traseira aqui no Blog desta vez a análise é sobre o Policiamento da Atenção.

Para quem pedala só, esse tók é apenas uma lembrança, pois o nível de atenção quando se pedala solo é infinitamente maior devido ao fato de que a única coisa que você efetivamente está fazendo é a pilotagem da Bike, mas para pedais com duas ou mais pessoas o Policiamento da Atenção pode ser um diferencial importantíssimo para o seu retorno são e salvo.

Se no pedal competitivo a tônica é: ‘nunca’ olhar para trás ou ‘nunca’ tirar uma das mãos (se fizer faça rápido e com domínio absoluto), já no pedal Amazing/Curtição, (prática que envolve cicloviagens e trilhas sem responsabilidade de desempenho), a busca é pela liberdade dos movimentos, entretendo-se, espairando o stress do cotidiano e vislumbrando visuais. As atitudes que devem ser tomadas sobre a Bike (dentro das habilidades de cada um é claro) devem ser com a responsabilidade do ‘erro 0’ que é evitar colisões e quedas. Por um único segundo um erro pode transformar o ‘barato’ de pedalar, e até mesmo a possibilidade de fazê-lo em uma atividade que logo se interrompa e acabe rapidamente com seu projeto de perder a pança ou sair da inatividade.

Curtir o pedal é, além de exercício, uma terapia sem igual, no seu decorrer, falam-se assuntos que vão desde tipos e detalhes profundamente esboçados com dicas e truques sobre peças, até a literal troca de receita de bolo, muito concorrida entre as mulheres. Essa conversa pode e deve rolar, mas no momento certo, sem prejudicar a atenção, e principalmente na velocidade adequada para o ‘chão’ daquele momento.

Falemos sobre Dissociar os movimentos.
Ajeitar o capacete, tomar um gel, tomar água da garrafinha, coçar o rosto, ou em nível avançado, bater uma foto ou comer uma fruta, talvez seja a primeira manobra/ traquinagem que arriscamos ao ingressar no mundo do pedal, que resumindo é: tirar uma das mãos pedalando consciente.

Vamos entender as condições necessárias para tal feito:
- Mão do freio: Utilizar para esses momentos somente a mão do freio da frente, pois assim no ‘susto’, você não corre o perigo de frear com o freio da frente.
Nosso amigos, para caprichar na foto
automaticamente tiraram a mão errada,
no susto acionarão o freio da frente.

- Chão momentâneo x Velocidade momentânea: Respeitar as dificuldades do chão exatamente no momento da ação, em caso de chão ruim ou descida, é aconselhável adiar fazê-lo ou parar de vez.

Voltemos à Dissociação, ela facilita a percepção e permite que você automatize os movimentos sem perder a direção, é o treino do baterista que desenvolve a coordenação suficiente para diferenciar os movimentos das mãos e dos pés sem perder o ritmo e a música. Aquelas brincadeiras de girar o braço para um lado e o outro para o outro, existem várias brincadeiras dessas, só temos que adaptá-las para o nosso andar de Bike.

Você deve manter em primeiríssimo plano o Estado de Atenção que é aquele momento onde todos os seus sentidos estão direcionados para a pilotagem, a posição no guidão e nos pedais é firme, olhar para frente e boca fechada, essa é a posição básica onde você deve focar sua atenção, a partir daí, (com essa posição dominada) você pode arriscar umas olhadas ou distrair-se com outra coisa que não seja a condução da magrela, qualquer distração você deve rapidamente retornar a este Estado de Atenção e em níveis avançados de Dissociação, nunca perdê-lo.

A Distração se apropria desse processo, identifique o momento da distração (esse já é um grande passo!) repare se a distração foi em um momento importante do pedal, treine refazendo a cena do momento da distração, pense no que te distraiu, force essa ação até que sua negação fique Espontânea, assim melhora subliminarmente o seu foco no pilotar, abstraindo-se lentamente e separando automaticamente as ações. Lembre-se:

“O estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, repetido atua no sentido de alcançar o efeito desejado”. (Ditado de MATUZALÉM)

Perceba sempre o que passa ao seu redor, reduza esses Momentos de Distração, se estiver conversando ou olhando muito para a paisagem, identifique esse momento! Abandone a conversa no meio! Interrompa! Se vier um obstáculo, pare tudo e... Estado de Atenção! Volte ao papo após liberar ou melhorar o caminho, pois faz parte curtir, integrar e olhar ao redor.

Esta é uma dica que se você já pratica, aprimore-a sempre, se você pensou nela agora, dedique seu próximo pedal praticando, talvez o resultado dessa ação nunca seja percebido efetivamente por você, mas uma coisa eu garanto sua atenção será mais respeitada.

Alemão
29/07/2008

Nenhum comentário: